As Redes Sociais e o Novo Dinamismo das Informações

redes sociais

            A força das redes sociais vem aumentando a cada dia, e assim se adaptando cada vez mais ao nosso cotidiano, desde mudanças de hábitos simples como: ao invés de enviar e-mails para a realização de tarefas, mandar uma simples mensagem no Facebook, ou uma ligação por Skype. 

            A partir de atos como esses, vemos que o modo que as informações são transmitidas também está sofrendo grandes mudanças, criando um novo contexto que consequentemente afeta nossa realidade, aumentando a responsabilidade de cada um presente nas redes sociais pelas informações que são transmitidas on-line, porém com a agilidade em que atualizamos nosso Feed de notícias, procuramos ser rápidos com nossas informações, postamos primeiro uma notícia para logo acarretar mais curtidas e compartilhamentos.

        A maior dúvida diante do rápido dinamismo atual é: Até que ponto as informações repassadas são verdadeiras? Até que ponto ser o primeiro nos afeta em não certificar-se da veracidade da informação a ser transmitida? Um grande exemplo são os acontecimentos em que os cidadãos procurando a veracidade nas informações levam à todos a função de compartilhar fatos, e ao levarem a rapidez como característica única de suas informações, não vão atrás da real fonte e então ocorre o grande equívoco de passarem adiante imagens que não se tratam realmente sobre o assunto. A informação ao ser transmitida por formadores de opinião torna-se viral mesmo que equivocada, afetando assuntos de grande impacto ou até mesmo a um país e sua política. 

            As redes sociais adquiriram a nova função de fábrica de verdades, muito poderosa por sinal, devido a sua combinação ao novo dinamismo de informações, onde pesquisar, checar e verificar a veracidade dos fatos não são mais prioridades, mas sim o de postar, curtir e compartilhar.

            Até que ponto essa fábrica de verdades vai se sustentar e vamos sustentá-la? De fato não agrada nada grandes emissoras omitirem informações relevantes, mas também não agrada saber quais fatos são equivocados ou não.

            Cabe a cada um de nós sermos conectados e responsáveis, e se temos a ferramenta de repassarmos informações sem limitações vamos usa-la a favor de nós mesmos e não nos prejudicarmos ao repassarmos o on-line para a realidade.

Extraido do blog: 

http://rpantone.blogspot.com.br/2014/03/as-redes-sociais-e-o-novo-dinamismo-das.html


Tenham todos uma ótima semana !!!

http://autodinamismo.com

Anúncios

Sobre DINAMISMO E VIDA !

O autor deste blog: G. L. Andretta, é Formado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão Estratégia de Negócios, Practitioner em PNL, atua na área comercial em empresa de engenharia de ponta no ramo de tenso estruturas, apaixonado pela vida e por maneiras de se viver bem e melhor a cada dia !
Esse post foi publicado em Seu Poder !. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta ou escreva a sua opinião sobre este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s