5 passos para relaxar

relax

1. Admita

O primeiro passo é reconhecer que você anda tenso (a) e isso pode detonar a sua saúde. Pior ainda se a inquietação se somar à agressividade. “O risco de ter uma doença do coração sobe às alturas”, adverte o psiquiatra Cyro Masci, de São Paulo. “É preciso pisar no freio.” Ao perceber que está inquieto (a), pare, espreguice e respire profundamente. Às vezes, o que o (a) deixou nervoso (a) foi uma discussão no trânsito há uma hora e você continua ansioso (a) por algo que já passou.

2. Conte as respirações

Quando estamos agitados (as), nossa respiração é curta, acelerada e torácica. Coloque a mão sobre o umbigo e respire fundo, sentindo o ar preencher seu diafragma. “É um modo de oxigenar o cérebro e avisá-lo de que você não está correndo perigo”, esclarece o psiquiatra. “A respiração traz o senso de que você está no controle, o que reduz a ansiedade.” Para ser mais eficaz, a exalação deve durar o dobro de tempo da inalação. Repita dez vezes.

3. Quebre seus hábitos

Em vez de ficar checando e-mails, torpedos e posts toda hora, estabeleça horários. Após as 20 horas, deixe o celular em modo avião. “Isso evita que a luz e os alertas de mensagens perturbem seu sono – mas o despertador continua a funcionar”, explica o psiquiatra José Hamilton Vargas, que escreve sobre cérebro, saúde mental e comportamento. Reduza o consumo de café para duas xícaras no máximo, de manhã e após o almoço. A bebida é rica em cafeína, que tende a acelerar seu ritmo.

4. Prepare-se para dormir

Evite a síndrome do “só mais…” uma coisa que faltou, uma olhada nas redes sociais, um último zapping pelos canais de TV… Assim você vai comprimindo atividades nas 24 horas do dia e adiando o momento de deitar, alerta a oncologista Kathy Helzlsouer. Programe um tempo para relaxar: tome um banho morno, ouça música suave, leia um livro light ou uma revista sobre viagens, veja uma comédia na TV. Manter um ritual de sono ajuda a se desligar.

5. Faça pausas preventivas

Descubra seu tempo ótimo de concentração (em torno de 20 minutos, 30 minutos, uma hora?) e o intercale com períodos de recuperação em que você para, levanta, bebe água ou fecha os olhos, respira fundo e se imagina num lugar agradável, fazendo algo prazeroso. Segundo Masci, em vez de quebrar seu pique, essa breve parada permite que você volte ao trabalho mais energizado (a) e tenha um desempenho melhor.

Bom relaxamento para você !

 

 

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Sobre DINAMISMO E VIDA !

O autor deste blog: G. L. Andretta, é Formado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão Estratégia de Negócios, Practitioner em PNL, atua na área comercial em empresa de engenharia de ponta no ramo de tenso estruturas, apaixonado pela vida e por maneiras de se viver bem e melhor a cada dia !
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