BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO

Quem medita tem as defesas do organismo ampliadas e consegue lidar melhor com oestresse, concluiu um estudo realizado na Universidade da Califórnia, EUA. Isso acontece porque durante a prática da meditação a enzima telomerase (ligada ao sistema imunológico) tem sua ação intensificada. Entretanto, o responsável pelo estudo, Clifford Saron, alerta que a meditação sozinha não resolve. A prática é apenas um dos mecanismos usados pelo corpo para aumentar o bem-estar do indivíduo. E é esse estado que age diretamente sobre a atividade da telomerase nas células do sistema imunológico, que são as reais responsáveis por promover a longevidade nas células. Para chegar a essa conclusão, foram analisados 60 pessoas durante três meses. Trinta delas praticaram a meditação e as outras trinta, não. As taxas da telomerase se mostraram cerca de 30% mais elevadas naquelas que meditavam. Foram esses pacientes que apresentaram, ainda, um aumento na capacidade psíquica, como melhora na percepção de controle e atenção, além de diminuição da neurose ou de emoções negativas.

Veja como o corpo reage a meditação

Há diversos estudos que relatam as alterações fisiológicas que ocorrem em pessoas que meditam. Na área cerebral, nota-se um aumento da integração e efetividade do cérebro e acontece uma ampliação das ondas cerebrais relacionadas ao relaxamento. Além disso, ocorre um menor gasto de oxigênio pelas células do corpo, redução da frequência cardíaca e diminuição da condutância elétrica da pele (devido ao relaxamento). “Em resumo, podemos dizer que o ato de meditar provoca uma redução do metabolismo e assim ocorre uma pronunciada desaceleração do funcionamento do corpo”, explica Cardoso. O cérebro fica globalmente mais irrigado, aumentando a coerência e sincronia eletro-encefalográfica. Há ainda o aumento da concentração de dopamina, norepinefrina e serotonina (neurotransmissores), o que explica o aumento da sensação de prazer, motivação e energia após a prática da meditação transcendental. Também há uma redução dos hormônios do estresse.

Quais são os principais benefícios para a saúde?

Dentre as vantagens que surgem da prática regular da técnica destacam-se:

– redução do estresse e ansiedade
– aumento de satisfação e melhor desempenho no
– ambiente de trabalho;
– diminuição da insônia e depressão;
– aumento de bem-estar e autoestima;
– estímulo da criatividade, inteligência e memória;
– fortalecimento do sistema nervoso e imunológico;
– redução da pressão arterial e de dores de cabeça;
– diminuição do consumo do tabaco, do álcool e de drogas ilícitas

Fonte: Revista Viva Saúde – Publicado em 13 de Maio de 2013 por Leticia Maciel

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Sobre DINAMISMO E VIDA !

O autor deste blog: G. L. Andretta, é Formado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão Estratégia de Negócios, Practitioner em PNL, atua na área comercial em empresa de engenharia de ponta no ramo de tenso estruturas, apaixonado pela vida e por maneiras de se viver bem e melhor a cada dia !
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